quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

E FEVEREIRO CHEGOU...

E com ele as aulas das escolas estaduais começam, eu retorno ao trabalho depois de uma longa licença médica . Como tudo está passando tão rápido! E como as aulas começam, eu selecionei um texto que sempre achei muito lindo que fala da importância dos pais serem sempre presentes na vida dos filhos.

                                     O NÓ DO AFETO

Era uma reunião numa escola. A diretora incentivava os pais a apoiarem as crianças, falando da necessidade da presença deles junto aos filhos. Mesmo sabendo que a maioria dos pais e mães trabalhava fora, ela tinha a convicção da necessidade de acharem tempo para seus filhos.
Foi então que um pai, com seu jeito simples, explicou que saía tão cedo de casa, que seu filho ainda dormia, e que quando voltava, o pequeno, cansado, já adormecera. Explicou que não podia deixar de trabalhar tanto assim, pois estava cada vez mais difícil sustentar a família. E contou como isso o deixava angustiado por, praticamente, só conviver com o filho nos fins de semana.
O pai, então, falou como tentava  redimir-se, indo beijar a criança todas as noites, quando chegava em casa. Contou que a cada beijo, ele dava um nó no lençol, para que seu filho soubesse que ele estivera ali. Quando acordava, o menino sabia que seu pai o amava e lá estivera. Ele desfazia o nó e à noite seu pai  o refazia. E era o nó o meio de se ligarem um ao outro.
Aquela história emocionou a diretora da escola que, surpresa, verificou ser aquele menino um dos melhores e mais ajustado aluno da classe. E a fez refletir sobre as infinitas maneiras que pai e filhos têm de se comunicarem, de se fazerem presentes na vida um  do outro. O pai encontrou sua forma simples, mas eficiente, de se fazer presente e, o mais importante, de que seu filho acreditasse na sua presença.
Para que a comunicação se instale, é preciso que os filhos "ouçam" o coração dos pais, pois os sentimentos falam mais altoa que as palavras. É por essa razão que um beijo, um abraço, um carinho, revestidos de puro afeto, curam até dor de cabeça, arranhão, ciúmes do irmão, medo do escuro, etc.
Uma criança pode não entender certas palavras, mas sabe registrar um gesto de amor, mesmo que este seja um simples nó.
E você, tem dado um nó no lençol do seu filho?
                                                                        Eloi Zanetti


                                                     
Que fevereiro seja um mês cheio de bênçãos e carinhos para todos nós!!!


10 comentários:

  1. Amém!! Que seja um mes prospero e de muita luz em nossas vidas
    bjs
    juliana

    ResponderExcluir
  2. Linda lição, e que possamos
    aprender com ela e tentar dar mais atenção
    as pessoas que amamos, mesmo que seja
    um simples nó!
    Um ótimo dia a vc!
    Bjinhus,
    Josi

    ResponderExcluir
  3. Querida Marlene q texto mais lindo ... de fato, faz uma grande diferença quando os pais se mantém mais presentes na vida de seus filhos, eu q o diga ... agora que não estou mais advogando dedico maior tempo ao meu filho e sinto q ele tinha essa necessidade de mais afeto e carinho da minha parte ... agora posso acompanhar o desenvolvimento dele mais de perto, antes ele ficava entregue a babá, hoje sou eu q cuido dele d epertinho e é uma sensação indescritível ... Bom retorno ao seu trabalho, estarmos perto de criança nos faz serenmos pessoas melhores do q já somos, bjssssss

    ResponderExcluir
  4. Oi querida, obrigada pela visitinha lá no Balaio, vim retribuir a sua gentileza e quando chego aqui me deparo com este lindo texto, para mim que ja sou mãe de duas meninas foi realmente um achado, até coloquei nos meus favoritos para sempre lembrar de ler...um beijinho no seu coração.

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  5. Que seja! Lindo texto...Temos que alimentar o amor desde cedo!Bj e obrigada pela visita tão carinhosa!

    ResponderExcluir
  6. Oi Flor vim retribuir suas visitas e já estou te seguindo ...
    Lindo e verdadeiro esse texto, sabe sempre procurei demonstrar aos meus filhos meu amor por eles, foram vários os nós, e acho que deu certo ... uma peça do destino me separou do mais velho, mas vários fatos me mostraram que nele havia todo o amor que eu procurei passar e isso é muito gratificante ... e meu caçula é uma benção na minha vida, amigo e companheiro, é estudante de medicina ama o que faz e demonstra em suas atitudes que também possui esse amor.
    Beijos no coração
    Marcia

    ResponderExcluir
  7. Muito simples e emocionante esse texto,não tenho filhos.mas tenho um sobrinho,e o que importa não é a quantidade,mas a qualidade de tempo que dedicamos as crianças!!!
    Beijokas!
    http://anaaudrey.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Marlene amada de Deus,
    Querida muito obrigada pelo convite, por estar comigo, também vou ficar aqui juntinho a você para conversarmos e acompanharmos as postagens uma da outra, fique com Deus, que Ele te abençoe e te guarde, que te dê a Sua paz.

    ResponderExcluir
  9. Oi querida Marlene muito obrigada pelo carinho lá no blog..amei suas palavras..obrigada mesmo..acho esse texto lindo é uma ótima reflexão..beijosss

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigada flor!!e volte sempre q puder ao blog q daqui a pouco tem post novo,viu?

    www.poquimdemim.blogspot.com

    ResponderExcluir

Fico muito feliz quando você me faz uma visita. Obrigada!