quinta-feira, 11 de julho de 2013

VOCÊ SABE O QUE É HAICAI?



   Haicai (hai kai) ou Haiku é um pequeno poema de origem japonesa, constituído de três versos e, geralmente, não tem rimas. O haicai, em sua maioria, fala sobre a natureza, sobre aquilo que, normalmente, não prestamos atenção em nosso dia a dia.
    Haicai é um jeito especial e gostoso de escrever pequenos poemas. Eles têm três linhas, sendo que na primeira e na última, os versos são formados de cinco sílabas poéticas e sete na linha do meio. Em japonês, são escritos em uma única linha vertical. Muitas vezes, o poema é acompanhado por uma pintura e é usado também para alfabetizar.
    Hai significa brincadeira e Kai, harmonia.
    Alguns dos poetas brasileiros que escrevem Haicai:  Millôr Fernandes, Alice Ruiz, Paulo Franchetti, Paulo Leminski e Saulo Mendonça.
    Vamos nos deliciar com alguns haicais?

     

        Na poça da rua                            A palmeira e sua palma
       O vira-lata                                    Ondulam o ideal
       Lambe a lua                                 Da calma
                        Millôr Fernandes

                                                               
      Relógio de meu pai                                À tarde, no porto
      Na parede, inerte,                                  Eles se amavam
      Fala-me de todas as horas                   E ficavam a ver navio

                                 Saudade dentro amolada
                                 Corta qual bisturi:
                                 Hemorragia interna
                                                                    Saulo Mendonça


                                                 
      Fim de tarde                                  Entre uma estrela
      Depois do trovão                            E um vagalume
      O silêncio é maior                           O sol se põe

                            Alice Ruiz                        

    E agora, o meu preferido: Paulo Leminski

    Esta vida é uma viagem                              Amar é um elo
    Pena eu estar                                               Entre o azul
    Só de passagem                                           E o amarelo

                Hoje à noite                                             Pra que cara feia?
                Até as estrelas                                          Na vida,
                Cheiram a flor de laranjeira                       Ninguém paga meia

                                         Duas folhas na sandália
                                         O outono  
                                         Também quer andar
           ---------------------------------------------------------------------------------------
    Eu sou apaixonada por Haicai! Até já tentei fazer alguns, mas não sigo a forma poética, então fica mais ou menos assim:

            Noite, lua, estrelas
            Em seu olhar distante
            Não vejo brilhar o amor              Marlene da Paz                     
                                                      
    Gostaram dos poeminhas?  Espero que tenham curtido bastante! É muito divertido e gostoso brincar com as palavras!

                                                        Para você com todo meu carinho!


         Que tal  aproveitar a imagem e tentar fazer um HaiKai! Não esqueça de deixar eu ler, ok?


***Pessoal, tentei passar para vocês o que é um Haikai de um modo bem simples, sem complicar. Quem desejar se aprofundar no tema, existem vários sites na net que 
falam mais especificamente sobre o assunto, ok?

***imagens tiradas do google




11 comentários:

  1. e não é que vc leva jeito pra coisa?
    escreva mais, sempre! gostei mto!

    mto bom!!!mesmo um haikai de tema triste, ficou ótimo rs.

    acho mto bonito tb os haikais!
    obrigado pelo link, querida amiga Marlene! um bjão pra vc

    ResponderExcluir
  2. Marlene....bom dia! Haicais são a singeleza, o amor e a alegria em pequenas e curtas linhas! Gostei dos teus. Vá treinando.

    ResponderExcluir
  3. Oi Marlene ví sua atualização lá no Facebook, no Qual é seu blog.
    Haicais são poemas singelos, cheios de sutilidade e ao mesmo tempo intensidade. Difícil de se compor. Só verdadeiros e inspirados artistas conseguem.. São lindos!

    Olha, meu blog é bem novinho... Se quiser me visitar será uma honra!
    http://osonhodethalia.blogspot.com.br (Meu nome é Aline, mas o título do blog é uma homenagem a minha filhota Thalia que está conosco desde fevereiro. Chegou com 6 aninhos pra encher nossas vidas de alegria)
    Espero que goste.
    Bjks e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  4. Eitaaa... não sabia o que é Haicai... hahaha! Que vergonha! rs
    Mas adorei saber mais, claro!!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Marlene, é a Vi, muito legal esses Haicai, eu sou péssima em poemas, em rimas, em haicai, que eu nem sabia do que se tratava, ouço falar, já tinha lido , mas nunca tive a curiosidade de saber do que se tratava..kkkk
    Mas fiquei inspirada: 'um dia vem, outro vai, e nós não "cai"..'
    E ai, me sai bem? kkkkkk, tá bom que tem um erro monstro de português e que parece coisa do Didi..kkkk, mas valeu a brincadeira.
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei, porque vivo procurando frases prá bordar e essas são uma mão na roda...

    Agora Virginia com esse Haicai me matou do coração, srrsrss

    Vou anotar os poeminhas, rsrsrs

    Bjus 1000 querida !!

    ResponderExcluir
  7. Oi Marlene! amei o seu cantinho vc escreve com simplicidade e coração, vou estar sempre por aqui...meu blog é sobre Adoção passa lá! Bju!

    ResponderExcluir
  8. OI Marlene, eu não sabia o que é Haicai.
    Curti muito os poeminhas e gostei bastante do seu. Linda brincadeira com as palavras.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  9. AMEI TUDO QUE LI E TAMBÉM O SE BLOG.
    PARABÉNS!
    ABRAÇOS

    BORBOLETA A POUSAR
    ONDE ELA ESTÁ?
    PERFUME NO AR.

    ResponderExcluir
  10. NA VERDADE SOU TEREZINHA GUIMARÃES, SUSAN É MINHA FILHA.
    MEU BLOG poetizarpoetizar.bogspot.com

    ResponderExcluir
  11. CARACAAAAAAAAAAAAAAAAAA...
    NÃO ME LEMBRAVA DOS HAIKAI(S?)
    AMEI TANTO LER ESTE POST QUE DIGO E AFIRMO: DELICIEI-ME, OBRIGADA, RÃNI !
    VC É O MÁXIMO...

    ResponderExcluir

Fico muito feliz quando você me faz uma visita. Obrigada!